Rádio Web ReviverPlay

HOMEM NATURAL, CARNAL E ESPIRITUAL

HOMEM NATURAL, CARNAL E ESPIRITUAL (1 CO 2 E 3)

Em 1 Co 2 e 3, Paulo fala da necessidade do crescimento espiritual. Ele cita exemplos do homem natural, ainda carnal e espiritual para ensinar essa verdade à igreja em Corinto.

 HOMEM NATURAL

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Co 2:14)

 Trata-se de pessoas que vivem a própria natureza do homem, que é o seu estado pecaminoso. Também é conhecido como:

  1. homem de alma animal, isto é, que age com instinto animal. Instinto é impulso gerado por apetites do corpo presente em qualquer animal, e não pode ser confundido com sabedoria. Portanto, o homem de alma animal é guiado por apetites do corpo carnal. Assim, o homem de alma animal pode se enquadrar como aquele que vive/age segundo a sua natureza terrena e pecadora, ou na pior das hipóteses, como dominado pelo espírito demoníaco;
  2. homem psicológico, isto é, aquele que vive dentro do padrão de raciocínio próprio do humano – e exatamente por isso, se torna impossível para ele compreender as coisas espirituais. Ele ainda não conhece a Deus, e vive segundo o curso deste mundo:

“[…] Mortos nos vossos delitos e pecados, […] segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.'” (Ef 2:1-3)

 

O ser humano é racional, porém o nível de raciocínio psíquico humano não é suficiente para conhecer a Deus, nem as coisas referentes a ELE. Não por falta de pesquisa ou de intelecto, e sim pela falta do principal que é o Espírito Santo. Paulo, em 1 Coríntios, não está contradizendo a sabedoria do mundo, pelo contrário, diz que a sabedoria de Deus é infinitamente superior à sabedoria secular. Por isso, o homem natural não é capaz de recebê-la, embora lhe seja oferecida, e seja “digna de toda aceitação” (1 Tm 1:15)

“[…] Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.” (1 Co 2:11)    

Veja: Ninguém pode dizer Senhor JESUS, senão pelo Espírito Santo (1 Co 12:3)

 O homem natural:

  • Não pode conhecer a Deus (cf. 1 Co 2:11);
  • Não aceita as coisas do Espírito de Deus (cf. 1 Co 2:14);
  • Pensa ser tolice (cf. 1 Co 2:14);
  • Não pode conhecer nem entender as Palavras de Deus, porque não tem o desejo de compreendê-las (Rm 8:7).

HOMEM AINDA CARNAL

“Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.” (1 Co 3:1 e 2)

 Note que nos versículos acima, o apóstolo está se dirigindo aos irmãos da igreja e lhes dizendo que ainda são carnais. Note também que Paulo usa o advérbio ainda por três vezes. Então, perceba que Paulo não está dizendo que os irmãos em Corinto eram pessoas do mundo. Eles eram convertidos, batizados, e haviam recebido o Espírito Santo, mas ainda eram:

Homem Carnal

  • imaturos;
  • bebês recém nascidos na fé;
  • cristãos em estágio inicial da fé;
  • neófitos que tinham muito pela frente, até começar a produzir fruto espiritual.

 Dicionário: “ainda” – até agora; até este momento; ou até aquele momento. Pode significar que possa evoluir, permanecer no mesmo estado, ou regredir.

 Desejamos que os irmãos que ainda estão na carne cresçam e logo se tornem homens espirituais. Mas o grande problema dos que estão neste estágio da fé é que correm o risco de perderem até o que têm recebido, isto é, de voltarem a ser apenas um homem natural. Nesta categoria, temos o caso de Demas, Ananias e Safira, Judas Iscariotes, entre outros.

 A preocupação do apóstolo Paulo, exposta em 1 Co 2 e 3, é referente a espiritualidade do homem. Então, você pode entender que um cristão que recebeu o Espírito Santo não é necessariamente um homem espiritual, porém espera-se que seja em breve; mas por outro lado, se descuidar, poderá permanecer no mesmo estágio por muitos anos; e na pior das hipóteses, voltar a ser homem natural.

“Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. […] Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” (Rm 8:6 e 8)

 Paulo diz de si mesmo que é carnal Rm 7:14, embora seja, acima de tudo, alguém que vive em Cristo (cf. 2 Co 5:14 e 19). Mas o apóstolo lembrou: “embora andando na carne, não militamos segundo a carne” (2 Co 10:3).

 Paulo explica dizendo que tais irmãos são como crianças em Cristo que não têm ainda capacidade para se alimentar como um adulto. A expressão “leite vos dei a beber” indica que assim como o leite é o primeiro alimento que a criança recebe ao nascer, alguns cristãos em Corinto ainda estavam nesse estágio primitivo e tinham muito pela frente.

Os cristãos imaturos:

  • ficam satisfeitos com qualquer coisa que os divirta e com pequenas coisas que lhes proporcionam diversão e passatempo;
  • têm pouco controle emocional;
  • não suportam ensino espiritual mais profundo (1 Co 3:2).

Por isso, o apóstolo faz um forte apelo:

“Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.” (2 Co 5:16)

 O homem ainda carnal:

  • faltam-lhe ainda os dons do Espírito Santo;
  • não tem ainda capacidade de discernir;
  • não pode ainda experimentar plenamente uma vida frutífera;
  • não consegue ainda ter visão do que é espiritual;
  • não consegue ainda ter visão do que é celestial;
  • deseja fazer o que é correto, porém falha bastante;
  • tem altos e baixos;
  • ainda é desobediente;
  • gera confusões a respeito da sua espiritualidade;
  • ora pouco;
  • tem pensamentos impuros;
  • anda muito preocupado;
  • sente desânimo.

 Então, aqui aprendemos que não basta ao homem receber o Espírito Santo. É necessário ser guiado pelo Espírito Santo, sendo-Lhe obediente; porque em Rm 8:14 ensina:

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”

 HOMEM ESPIRITUAL

“Porém, o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.” (1 Co 2:15)

 Em oposição ao homem natural, o homem espiritual é sobrenatural; isto é, que vai além das leis naturais, que não podem ser conhecidas senão pelo Espírito de Deus. Vários homens de Deus viveram no espírito: Enoque, Noé, Abraão, Daniel, Estêvão, João, Paulo e muitos outros que podemos conferir em Hb 11.

 Em 1 Co 2:13, ainda diz: “Conferindo coisas espirituais com espirituais”. Conferindo outras traduções bíblicas, entendemos: “conferindo coisas espirituais para homens espirituais”, ou: “interpretando coisas espirituais por meios espirituais”. Paulo estava dizendo que as coisas espirituais são para homens espirituais capacitados pelo Espírito Santo.

 O homem espiritual:

  • anda com Deus (cf. Rm 8:1);
  • vive com o Espírito Santo (Jo 14:17);
  • tem a sua vida governada por Deus (Rm 8:14);
  • é amadurecido espiritualmente;
  • dá bons frutos (Tg 1:5 e 3:17);
  • não deixa dúvidas de que pertence a Deus (Ef 1:13)
  • é obediente;
  • não é enganado (cf. At 16:16-18);
  • tem: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (cf. Gl 5:22-23);
  • é fiel;
  • tem incríveis revelações e testemunhos (1 Co 2:9);
  • julga todas as coisas, mas não é julgado por ninguém (1 Co 2:15);
  • não é condenado (Rm 8:1);
  • tem a mente de Cristo (1 Co 2:16).