Rádio Web ReviverPlay

COMO VENCER AS TENTAÇÕES

COMO VENCER  AS TENTAÇÕES

 E, quando vocês forem tentados, não digam: “Esta tentação vem de Deus”, pois Deus nunca é tentado a fazer o mal, e ele mesmo nunca tenta alguém.

A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam.
Esses desejos dão à luz o pecado, e quando o pecado se desenvolve plenamente, gera a morte.
Não se deixem enganar, meus amados irmãos.
Toda dádiva que é boa e perfeita vem do alto, do Pai que criou as luzes no céu. Nele não há variação nem sombra de mudança.
Por sua própria vontade, ele nos gerou por meio de sua palavra verdadeira. E nós, dentre toda a criação, nos tornamos seus primeiros frutos. 
Tiago 1:13-18

Introdução: 

 A tentação é uma realidade todos os dias para todo cristão que vive ainda neste mundo. Aqui neste texto Tiago, pelo Espírito, nos traz informações vitais para triunfarmos dia após dia sobre a tentação e assim não permitirmos que ela nos leve ao pecado.

Temos aqui três lições principais sobre a tentação:

 

1.    A tentação começa dentro de nós mesmos: 

"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência," (v.14).

 - Jesus ensinou que o pecado nasce no coração do homem (Mateus 15:19) Por isso somos chamados a guardar o nosso coração (Provérbios 4.23).

- Uma vez iniciado dentro de nós o processo da tentação, o agente externo que anda continuamente ao nosso derredor (1 Pedro 5.8), que tem como propósito roubar, matar e destruir (João 10.10) começa também a trabalhar (Mateus 4.3-11).

- Precisamos então ser prudentes (Mateus 10.16) Precisamos tampar as brechas, fortalecer os pontos fracos. Todo crente tem seus pontos fracos. O de Abraão era a mentira, o de Pedro era o temperamento, o de Sansão era os relacionamentos. E o nosso, qual é?

 

2.    A tentação é um processo que culmina no pecado: 

"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebida, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (v.14,15).

 - O pecado não acontece de repente, ele se desenvolve por um processo que se inicia com a tentação. Se nós interrompemos este processo na fase inicial o pecado não se consuma. Uma vez tentados temos a opção de agir como agiram Adão e Eva no Éden, Davi no caso de Bate-Seba ou agir como José na casa de Potifar.

- Deus é fiel em não permitir que sejamos tentados além das nossas forças (1 Coríntios 10.13).

- Quando o processo da tentação não é interrompido o pecado é inevitável. Quando o pecado não é resistido a consequência é a morte espiritual (Romanos 6.23). 

 

3.    O segredo para vencer a tentação é não se deixar enganar: 

"Não erreis, meus amados irmãos.” (v.16). outra versão diz: “Não vos enganeis”.

 - O pior engano que o ser humano pode cometer é imaginar que o pecado não trará consequências (Gálatas 6.7-8).

- Precisamos aprender a reconhecer a nossa fraqueza (Mateus 26.41).

- Precisamos buscar forças no Senhor. E isso nós podemos fazer pela: oração (Mateus 6.13 a), e pela Palavra (Salmos 119.11).

 Conclusão: 

A tentação é algo comum a todo ser humano, mas é bem-aventurado aquele que vence a tentação porque ele receberá do Senhor a coroa da vida, a coroa da vida que o Senhor tem prometido aos que o amam (Tiago 1:12).