Rádio Web ReviverPlay

Ovelha ou Bode, o que você é?

 Ovelha ou bode?


Palavra
: Mateus 25:31 – 33 – “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.”

Reflexão: As parábolas eram métodos didáticos utilizados pelo mestre Jesus para trazer ensinamentos provenientes do Reino de Deus. Em Mateus 25:31-33, por sua vez, Cristo trouxe uma mensagem dura para chamar atenção daqueles que O ouviam, e para fazê-los refletir a respeito de qual grupo se encaixavam: ovelhas, ou bodes?

Características dos animais utilizados por Jesus. Em vários locais das Escrituras Cristo compara os seus discípulos com ovelhas; mas, você já se perguntou o porquê dessa relação? Na passagem de Mateus, Jesus também faz uma comparação com outro animal, a fim de caracterizar o oposto do ideal de discipulado. Vejamos alguns traços dos exemplos:

            Ovelha: dócil, tranquila, obediente; a natureza da ovelha é ser mansa. Não consegue viver longe do seu rebanho, e é extremamente dependente do seu pastor, pois caso se afaste é presa fácil para os lobos. Ela não sabe discernir o bom e o mau alimento, por isso depende de supervisão para se alimentar adequadamente.

            Bode: brabo, grosseiro, revoltado; sua natureza é ser rebelde. Quando é repreendido, agride. Não consegue viver em “rebanho”, e não admite cuidados. Se alimenta do que vem pela frente.

            De fato, os versículos não trazem em si apenas uma mera história, mas uma ludicidade para mostrar que um dia, de fato, essa separação irá ocorrer: ovelhas para a direita, e bodes para esquerda. Com base nessas características mencionadas, qual dos dois você tem sido?

O que precisamos fazer para sermos ovelhas? Diante da leitura de Mateus 25:31-33, talvez esteja se perguntando: o que preciso fazer para ser ovelha? Quando lemos João 10:1-18, observamos uma história em que Jesus fala a respeito do pastor e suas ovelhas. Baseados na passagem, temos algumas características básicas que devem ser encontradas naqueles que desejam ser discípulos do mestre: 

– As ovelhas ouvem a voz do seu pastor. Você tem ouvido a voz do seu líder ou pastor? Muitos são levados por alguém a aceitar Jesus e iniciar uma caminhada com Cristo; são cuidados, amados, consolidados, mas preferem prestar atenção nas falas de várias pessoas que assistem na internet ou em outras fontes, dando mais valor a misturas de visões e outros materiais do que àquele que se capacitou para auxilia-los. Seja fiel à sua liderança, pois com apoio dela você vai crescer e avançar no Reino de Deus!

            – Por sua inocência, as ovelhas não sabem o alimento correto que devem comer, por isso, necessitam de supervisão para não ingerirem coisas que vão fazer mal. Não podemos confiar em tudo o que vemos na internet, ou que ouvimos “por aí”. Nós, que estamos congregando na Igreja Reviver Ministério Jesus Cristo é a Vida, temos o privilégio de poder participar de um conjunto de momentos ricos da Palavra de Deus que nos levarão ao crescimento! Espiritual, nos cultos de Palavra e adoração e demais eventos que  nos oferecem uma nutrição excelente, para que cresçamos saudáveis espiritualmente.

            – As ovelhas obedecem. Elas ouvem a voz do pastor e respondem seus comandos. O pastor não deseja o mal do seu rebanho; muito pelo contrário, deseja protege-lo e conduzi-lo seguro até o objetivo. Lembre-se disso!

Benefícios de ser ovelha. O pastor cuida das ovelhas e dá a vida por elas; ele as conhece. O pastor as limpa e tosa, removendo todo o peso que a impeça de prosseguir. Ele “deixa as 99, e vai em busca de 1”, tudo porque cada ovelha é única e especial. Você é importante para Deus e para seu pastor ou líder! Decida hoje não andar mais sozinho, junte-se ao seu rebanho, integre-se na sua igreja!   

Conclusão: Baseado na Palavra de hoje, em que grupo você se encaixa? Saiba que caso esteja agindo como bode, essa é a hora para mudar de lado! Jesus irá levar consigo as ovelhas, ou seja, aqueles que forem obedientes e buscarem prosseguir no propósito.

            Portanto, chegou o momento! Opte agora por manifestar as características de um discipulado saudável, sendo manso, obediente e permitindo ser conduzido para um futuro de sucesso!