Rádio Web ReviverPlay

Os cristãos devem comemorar o Natal?

 Será que os cristãos devem comemorar o Natal?


No mundo todo, milhões de pessoas acreditam que no Natal se comemora o nascimento de Jesus. Mas você já parou para pensar se os amigos de Jesus, seus apóstolos e discípulos, comemoravam o Natal? Além disso, você sabe o que a Bíblia diz sobre aniversários? A resposta a essas perguntas pode nos ajudar a ver se os cristãos devem ou não comemorar o Natal.

Primeiro, a Bíblia não fala que Jesus ou outras pessoas que adoravam a Deus comemoravam aniversário. A Bíblia só fala de duas pessoas que comemoraram aniversário, e elas não adoravam a Jeová, que é o verdadeiro Deus. E nas festas delas aconteceram coisas ruins. (Gênesis 40:20; Marcos 6:21) De acordo com a Enciclopédia Britânica, em inglês, * os primeiros cristãos se recusavam a comemorar aniversários. Isso porque só pessoas que não eram cristãs tinham esse costume.

Quando Jesus nasceu?

A Bíblia não diz exatamente quando Jesus nasceu. Comentando sobre isso, outra enciclopédia diz o seguinte: “No Novo Testamento, não encontramos o dia exato em que Jesus nasceu. Na verdade, não encontramos essa data em lugar nenhum.” Pense bem: se Jesus quisesse que seu aniversário fosse comemorado, ele faria questão que seus seguidores soubessem essa data, não é verdade?

Segundo, nenhuma parte da Bíblia mostra que Jesus e seus seguidores comemoravam o Natal. De acordo com a Nova Enciclopédia Católica, em inglês, a primeira obra que falou sobre o Natal foi o calendário feito por Filócalo, que usou fontes do ano 336 para produzi-lo. Isso foi muito tempo depois de a Bíblia ter sido escrita, e séculos depois de Jesus ter vindo à Terra. A enciclopédia citada no parágrafo anterior também diz que “a comemoração do Natal não foi criada por Deus nem tem origem no Novo Testamento”. *

Que data especial Jesus disse que seus seguidores deveriam celebrar?

Jesus, que é o Grande Instrutor, disse aos seus seguidores o que eles deviam fazer. E, na Bíblia, encontramos as coisas que ele ensinou. Mas nenhuma parte da Bíblia diz que devemos comemorar o Natal. Pense no seguinte exemplo: um professor não gosta quando os alunos não seguem suas instruções. Da mesma forma, Jesus não quer que seus seguidores “vão além das coisas que estão escritas” na Bíblia, ou seja, que eles façam coisas que não estão na Bíblia. — 1 Coríntios 4:6.

Por outro lado, existe uma data especial que os primeiros cristãos comemoravam. Sabe qual é? É a data da morte de Jesus Cristo. O próprio Jesus disse que seus seguidores deviam fazer a celebração da morte dele. Ele também disse quando essa celebração devia ser feita e mostrou como fazê-la. Todas essas informações, incluindo o dia da morte de Jesus, estão na Bíblia. — Lucas 22:19; 1 Coríntios 11:25.

Como vimos, o Natal é a comemoração de um aniversário. Os primeiros cristãos não comemoravam o Natal, porque só pessoas que não eram cristãs tinham esse costume. Além disso, em nenhuma parte da Bíblia lemos que Jesus ou outra pessoa comemorou o Natal. É por isso que milhões de cristãos ao redor do mundo decidiram que não devem comemorar o Natal.

Na realidade, uma análise da história do Natal revela que essa celebração se origina de rituais religiosos pagãos. A Bíblia mostra que, se tentamos adorar a Deus de um modo que ele não aprova, nós o ofendemos. — Êxodo 32:5-7.

História de alguns costumes natalinos

  1. Comemoração do aniversário de Jesus: “Os primeiros cristãos não celebravam [o] nascimento [de Cristo] porque consideravam a comemoração do aniversário um costume pagão.” — Enciclopédia Delta Universal.

  2. Dia 25 de dezembro: Não existem provas de que Jesus tenha nascido nessa data. É provável que líderes da Igreja tenham escolhido essa data para coincidir com festas pagãs realizadas no solstício de inverno ou por volta dele.

  3. Troca de presentes, banquetes e festas: A obra The Encyclopedia Americana diz: “As saturnais, festa romana celebrada em meados de dezembro, forneceram o modelo para muitos costumes festivos do Natal. Dessa celebração, por exemplo, derivam-se os banquetes suntuosos, a troca de presentes e a queima de velas.” A Encyclopædia Britannica observa que “todo trabalho e negociações eram interrompidos” durante as saturnais.

  4. Luzes de Natal: De acordo com a The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião), os europeus decoravam suas casas “com luzes e sempre-verdes de todos os tipos” para celebrar o solstício de inverno e combater espíritos maus.

  5. Visco e azevinho: Em muitos países, essas plantas geralmente são usadas em decorações de Natal. “Os druidas atribuíam propriedades mágicas ao visco. O azevinho sempre-verde era adorado como uma promessa de que o Sol retornaria.” — The Encyclopedia Americana.

  6. Árvore de natal: “Cultuar árvores, ato comum entre os europeus pagãos, sobreviveu à conversão deles ao cristianismo.” Um exemplo atual disso é o costume de “colocar uma árvore de natal na entrada ou dentro da casa durante as festividades em meados do inverno”. — Encyclopædia Britannica.