Rádio Web ReviverPlay

3 Tempestades na vida do cristão

3 Tempestades na vida do cristão

 tempestades da vida

Apalavra tempestade significa: perturbação atmosférica violenta, geralmente associada à chuva forte, ao granizo, ao vento, aos trovões, raios ou nevascas: tempestade de neve.
É importante notar que quando as tempestades da vida vem pode trazer consequências graves e o interessante é que ela não escolhe a quem atingir, quem estiver em sua direção será afetado pela tempestade independente de sua classe social, financeira ou moral.
Neste estudo veremos 3 tipos de tempestades que todo cristão esta sujeito a passar

1-TEMPESTADES DA VIDA QUE ATRAÍMOS

Tempestade

A tempestade que atraímos traz conseqüências graves a nós e aos que estão em nossa volta e as vezes os danos são irreparáveis. Confira um exemplo bíblico sobre este assunto.

Vamos falar do profeta Jonas que recebeu uma ordem de Deus para pregar em uma cidade chamada Nínive, a cidade mais importante, poderosa e perversa da Assíria. Só que Deus não estava se agradando por tudo que os ninivitas estavam fazendo e escolheu Jonas para clamar contra suas atitudes (Jn 1.1-3).

No versículo 3 mostra que Jonas toma uma direção contrária a vontade de Deus, ele paga sua passagem para ir rumo a outra cidade chamada Társis.

Distância de Nínive para Tarsis para onde o profeta Jonas fugiu

“Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.” (Jonas 1.4,5 ACF)

Percebeu que por causa da desobediência de Jonas a tempestade veio sobre ele, e que além dele atrair esta tempestade o navio e todos os que estavam nele foram atingidos, e tiveram de jogar suas cargas no mar, ou seja, seus meios de sustento, pensando que a tempestade iria parar.

Enfim a tempestade só parou depois que Jonas confessou que por sua causa ela sobreveio em direção a todos eles (Jn 1.9-15).

Não atraia a tempestade por conta de sua desobediência a Deus, pois como no exemplo de Jonas ela atingirá você e quem estiver contigo sejam eles quem for.

2- TEMPESTADES DA VIDA QUE TESTA NOSSA FÉ

Pray I Hope GIFprayer GIFprayer GIF

Após Jesus ter despedido a multidão depois da multiplicação dos pães e peixes (Mt 14.13-21) seus discípulos foram para o outro lado do mar e Jesus foi para o monte orar como tinha de costume. Depois de algumas horas orando Jesus olha para o meio do mar e avista que os discípulos ainda estavam remando.

“E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar e ele, sozinho, em terra.
E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante.” Marcos 6:47,48

A tempestade que testa nossa fé é aquela que Jesus nos manda ir sozinhos e nos mostra uma direção. E mesmo que Jesus não esteja no barco, Ele está observando de longe o nosso esforço de continuar remando mesmo com toda tempestade contrária.

Os discípulos poderiam simplesmente desistir e retornar de onde vieram, porém eles continuaram, de repente Jesus chega andando por cima das águas e após Ele entrar no barco a tempestade simplesmente cessa (Mc 6.51).

Existem situações em nossas vidas em que temos de seguir em frente, e mesmo diante das dificuldades e medos temos um Deus que está nos observando e quando menos percebemos Ele está entrando em nosso barco para acalmar toda a tempestade contrária que vem à nossa vida. Jesus nos ensina a ter fé ao invés de medo ou da dúvida.

3- TEMPESTADES DA VIDA ESPIRITUAL

Diferente da última tempestade, Jesus entra com seus discípulos no barco em direção a terra dos gadarenos ( Lc 8.26) e navegando, eles foram rumo ao outro lado do mar, e no meio do mar se levanta uma grande tempestade a ponto do barco encher de água (Mt 8.24), os discípulos ficaram desesperados pelas fortes ondas, pensaram que iam morrer e correram para chamar Jesus.

Observe estes versículos:

E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos.
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? Mateus 8:25-27

Jesus desta vez não vai simplesmente dar a ordem para a tempestade acalmar, Ele vai “repreender” a tempestade, o interessante é que eles tinham um destino, uma missão, um propósito na terra dos gadarenos, la existia um homem que estava possesso de demônios, o objetivo era libertar este homem (Lc 8.26-39).

A tempestade espiritual é levantada pelos demônios, porque eles sabem que você está indo em direção a batalha e que Jesus está indo contigo para ganhar esta batalha. Nesta tempestade Jesus também nos mostra que Ele tem toda a autoridade espiritual e tem o Poder para repreender toda a tempestade e desfazer todas as obras do diabo.

“…Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.” (Mateus 28:18 ARA)

Jesus acalmando a tempestade no barco 

CONCLUSÃO

Meu desejo com este pequeno estudo é te fazer pensar que tudo o que passamos está no controle de Deus e que nossas escolhas sempre apontarão nossos destinos, as tempestades vem, mas temos de ter discernimento por qual propósito ela está vindo em direção a nós.
Que Deus te abençoe e te guarde de toda e qualquer tempestade da vida.

“Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.” Lucas 6:47-49