Rádio Web ReviverPlay

Pronto para namorar? 3 conselhos para o namoro cristão

Beijinhos, jantares românticos, longas horas a conversar... Quem não sente vontade de namorar? Mas o que a Bíblia diz sobre o namoro? Como deve ser o namoro cristão? Essas são perguntas boas, que merecem uma resposta.
A Bíblia não fala sobre namoro. Nos tempos da Bíblia, só existia o noivado! Mas como hoje em dia o casamento não costuma mais ser planeado pelos pais, o namoro é um passo importante para avaliar se esses sentimentos tão fortes poderão se tornar em algo mais... Apesar de não falar diretamente sobre o namoro, a Bíblia tem alguns conselhos importantes que podemos aplicar ao namoro:

1. Não se apresse

Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar: Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser. Cânticos 8:4
A sério, não há pressa! Não fique desesperado se você não está namorando. Tudo tem seu tempo certo. Você não precisa namorar só porque toda a gente da sua idade está namorando. Não namorar também tem suas vantagens.
É melhor esperar e ir com calma do que se atirar para vários relacionamentos que vão partir seu coração. Invista em qualidade, não em quantidade! Não force a coisa, deixe o amor chegar na hora que quiser.

2. Procure o bem de seu amor

Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Filipenses 2:4
Esse é o segredo de um bom namoro: não ser egoísta. Quando os dois se preocupam mais um com o outro do que consigo mesmos, evita-se muito sofrimento. Mas aí está o desafio os dois têm de largar o egoísmo. Não pode acontecer somente de um lado.
Atenção! Em algumas situações, o que é melhor para a outra pessoa poderá ser terminar o namoro.

3. Estabeleça limites

1 coríntios 6:18
Existem poucas coisas das quais a Bíblia nos aconselha a fugir! Mas com a imoralidade sexual não se brinca. Esse é um dos grandes desafios do namoro.
Conheça seus próprios limites. Converse sobre os limites com seu namorado, ou sua namorada, depois fique a uma distância segura desses limites. Respeite também os limites de seu amor. Namoro não é casamento. Acredite, você não quer toda a confusão de um relacionamento sexual misturada no namoro.
Surpresa! Mesmo depois de casado você vai ter de lutar contra a tentação. O respeito (ou não) pelos limites é um bom exercício de domínio próprio. Ter limites agora lhe prepara para os desafios do futuro.
Honre a Deus com seu namoro!