Rádio Web ReviverPlay

Deus te dá um recomeço

/uploads/posts/Deus quer te dar um recomeço

TEMA: Deus  te dar um recomeço Rute 1:16-17

INTRODUÇÃO:

Certa vez, nos tempos dos juízes, aconteceu uma grande fome na terra. Diante disso, Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos (Malom e Quiliom) deixaram a casa em Belém para peregrinar pelos campos de Moabe. Lá, os rapazes de casaram com duas moabitas (Rute e Orfa).  Porém, os três homens da família morreram, restando apenas as três viúvas. Começou então, um grande drama familiar.

MENSAGEM:

Por mais que a família de Elimeleque houvesse errado, Deus não abandou Noemi nem as suas noras e lhes deu um novo começo. Diante desta história, vamos aprender mais sobre a restauração de Deus ao que foi destruído em nossas vidas:
1) As escolhas para o recomeço (Rute 1:5)
Diante daquela tragédia, Noemi tinha duas opções: reconhecer que sua família errou ao deixar Belém (que significa “casa do pão”) contra a vontade de Deus, para se aventurar em uma terra idólatra e voltar para o seu povo; ou então seguir adiante em Moabe, longe dos cuidados do Senhor.
Tenho certeza que você já passou por situação parecida, não é mesmo? Não é nada fácil olhar para trás e ver que tomamos a decisão errada, que escolhemos sair da presença de Deus. Mais difícil ainda é ter que olhar para frente e decidir qual caminho tomaremos para recomeçar.
2) Aprenda a recomeçar, apesar das perdas (Rute 1:5-6)
Logo após a morte dos homens da casa, Noemi ficou desamparada. Não tinha ninguém a quem recorrer. Então, ela toma uma atitude que mudou os rumos de sua vida: ela decide voltar para sua terra em busca do recomeço e pede para que suas noras retornem para suas famílias.
Noemi nos ensina uma grande lição nesse momento: ela teve humildade para reconhecer que havia errado e decidiu voltar ao lugar aonde Deus operava.
3) Aprenda a amar incondicionalmente (Rute 1:11-16)
Enquanto Orfa voltou para os seus familiares, Rute, por amor, abandonou o seu povo e os deuses dos moabitas para acompanhar a sogra (já idosa). Rute decidiu enfrentar uma mudança radical em sua vida, cortando os laços com o passado e até com a sua nação, para seguir com Noemi para Belém. Ela disse: “Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” (versículo 16).
Esta é, com certeza, uma das maiores declarações de amor e de renúncia encontradas em toda a Bíblia. E é exatamente essa essência que deve caracterizar todos aqueles que decidem recomeçar a vida com Cristo (Lucas 9:62).
4) Deixe Deus te dar um recomeço  (Rute 4: 13-17, Deuteronômio 25:5-10)
Deus disse em Deuteronômio 23:3 que nenhum amonita ou moabita entraria na Sua congregação. Ainda assim, a fé que Rute tinha no Deus de Israel a salvou (mesmo sendo estrangeira e vinda de um povo idólatra). Ela permitiu que o Senhor lhe desse um recomeço e, como recompensa, se tornou mãe de Obede, bisavô de Davi.

CONCLUSÃO:

Quem poderia imaginar que Rute teria um recomeço de vida tão maravilhoso? De estrangeira viúva, ela se tornou integrante da árvore genealógica de Jesus (Mateus 1:5)! Quando Rute passou pelo pior momento de sua vida, ela tinha tudo para voltar para o seu povo idólatra, mas escolheu seguir os caminhos de Deus e, por isso, recebeu uma recompensa muito maior do que poderia imaginar!

PARA REFLETIR:

. Qual é a maior dificuldade que você encontra quando percebe que tomou uma decisão errada?
. Você ama a Deus a ponto de virar as costas para o seu passado e caminhar na direção dEle?
. Você já permitiu que Deus te dê um recomeço? Se não, o que te falta?