Rádio Web ReviverPlay

SERMÕES / ESBOÇOS MENSAGENS

Esboços de Sermões
Elaborados pelo Pr Adilson Guilherme

(COPILADO POR EVANGELISTA MISAEL FEREIRA)



VENCENDO AS CILADAS DO INIMIGO

Texto Bíblico: I Pe 5.8 Sede sóbrios, vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

1. NÃO DE BRECHAS AO INIMIGO

· Ele vagueia buscando erros para nos acusar – Jó 1.7 Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

· Ele vagueia buscando erros para nos destruir – Lc 22.31 Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;

· Ele vagueia buscando erros para nos objetar – Zc 3.1 E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.
2. NÃO SE DESCUIDE DO INIMIGO


· Ele procura meios para errarmos contra Deus – Lc 15.21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.

· Ele procura meios para agirmos contra Deus – I Cr 21.1 Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.

· Ele procura meios para falarmos contra Deus – Nm 21.5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.

3. NÃO SE AFROUXE AO INIMIGO

· Ele ilude com capciosidade – II Co 11.14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

· Ele ataca sem misericórdia – Ef 6.16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

· Ele opera com odiosidade – Jo 10.10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

TRANSFORMANDO ADVERSIDADES EM BENÇÃOS

Texto Bíblico: Rm 8.28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
1. SAIBA ENCARAR AS ADVERSIDADES

· Não se desanime nas dificuldades – Hb 12.5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;

· Não te retroceda nas dificuldades – Hb 10.38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

· Não se atemorize nas dificuldades – Is 43.2 Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti

2. SAIBA ENTENDER AS ADVERSIDADES

· É preciso manter o equilibrio nos conflitos – Jr 1.19 E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar.

· É preciso manter a confiança nas provas – I Jo 5.14 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.

· É preciso manter a esperança nas aflições – Jó 14.7 Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.

3. SAIBA SUPORTAR AS ADVERSIDADES
· É resistindo que almejaremos a vitória – Fp 3.12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

· É resistindo que alcançaremos a vitória – I Pe 5.9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

· É resistindo que receberemos a vitória – I Jo 3.22 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
BASTA APENAS UM TOQUE

Texto Bíblico: Mateus 9:21 porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar-lhe o manto, ficarei sã.

1. COM JESUS NADA ESTÁ PERDIDO

· Nunca deixe extinguir a tua esperança – Mc 5.25 E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,

· Nunca deixe escapar a tua oportunidade – Mc 5.26a… E que havia padecido muito com muitos médicos,

· Nunca deixe afrouxar a tua perseveranca – Mc 5.26b.. e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; 2. COM JESUS TUDO PODE OCORRER
· Tenha percepção de como alcançar o milagre – Mc 5.27a… Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão,
· Tenha estrategias de como alcançar o milagre – Mc 5.17b… e tocou na sua veste.
· Tenha convicção de como alcançar o milagre – Mc 5.28 Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei

3. COM JESUS LUTE PARA RECEBER

· Busque todo esforço para chegar ao objetivo – Lc 8.44 Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.

· Rompa toda barreira para chegar ao objetivo – Lc 8.45b… Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?

· Vença toda timidez para chegar ao objetivo – Lc 8.47 Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
O LEÃO PODE RUGIR MAS NÃO TE TOCAR

Texto Bíblico: I Jo 5.18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.


1. SOMOS UM POVO CHAMADO PARA O SENHOR
• Podemos resistir todos os assédios do inimigo – Tg 4.7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

• Podemos resistir todas as investidas do inimigo – Sl 56.9 Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus é por mim.

• Podemos resistir todas as retaliações do inimigo – Sl 27.2 Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.



2. SOMOS UM POVO SEPARADO PARA O SENHOR• O poder de Deus fala mais alto nos conflitos – I Co 9.26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.

• O poder de Deus fala mais alto nas tentações – I Co 10.13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

• O poder de Deus fala mais alto nas fraquezas – Rm 8.26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.



3. SOMOS UM POVO ESPECIAL PARA O SENHOR



• O inimigo não pode saquear os tesouros divinos – Jo 10.29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

• O inimigo não pode destruir as primícias divinas – I Co 3.17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

• O inimigo não pode usurpar os remidos divinos – Tt 2.14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.



LIÇÕES ATRAVÉS DE UM MILAGRETexto Bíblico: Lc 13.16 E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?



1. JESUS QUER COMPAIXÃO COM O PRÓXIMO



• Não podemos ser insensíveis a dor alheia- Tg 4.17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

• Não podemos ser indiferentes a dor alheia – Lc 10.33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

• Não podemos ser superficiais a dor alheia – Fp 2.5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,



2. JESUS QUER CARIDADE COM O PRÓXIMO



• Temos que ser afetuosos – I Jo 4.11 Amados, se Deus assim nos amou, também nòs devemos amar uns aos outros.

• Temos que ser abnegados – Hb 13.16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.

• Temos que ser resolutos – I Co 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

3. JESUS QUER DISPOSIÇÃO COM O PRÓXIMO
• Com muita prestatividade – Mc 10.45 Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

• Com muita perseverança – I Jo 3.10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.

• Com muita devotabilidade – Ef 6.18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

TRÊS MODELOS DE VASO

Texto Bíblico: Jr 18.4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.



1. OS QUE DESEJAM SER TRABALHADOS

· Se esforçam em desenvolvem virtudes – 2 Pe 1.5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,

· Se esforçam em desenvolvem talentos – Mt 25.20 Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.

· Se esforçam em desenvolvem caráter – Pv 10.9 Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.


2. OS QUE ACEITAM SER RECUPERADOS



· São os que procuram se afirmar – 1 Co 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor

· São os que procuram se esmerar – 2 Co 10.18 Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva

· São os que procuram se amoldar – Rm 12.2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.



3. OS QUE INSISTEM SER IRREMEDIAVEIS



· Correm riscos de rejeição – Rm 11.15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?

· Correm riscos de perdição – 2 Ts 1.9 Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,

· Correm riscos de decairem – Hb 4.11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.



OS VASOS QUE DEUS USA



At 6.3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.



1. ELE OLHA OS QUE TEM REPUTAÇÃO



•É preciso ter caráter – Ef 6.14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

•É preciso ser idôneo – 2 Tm 2.2 E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.

•É preciso ser sóbrio – 2 Tm 4.5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

2. ELE OLHA OS QUE SÃO ESPIRITUAL



•Ter visão do reino – Mt 4.8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

•Ter visão da obra – Tg 2.18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

•Ter visão de cima – Cl 3.2 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

3. ELE OLHA OS QUE TEM PREPARAÇÃO



•Com habilidade para ajuntar – Lc 11.23 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

•Com habilidade para ensinar – 2 Tm 2.24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;

•Com habilidade para cuidar – 2 Co 10.2 Rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne.

SEM CONVERSÃO NÃO HÁ SALVAÇÃO

Texto Bíblico: Jo 3.7b… Necessário vos é nascer de novo.



1. CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS



· É uma questão de acreditar – Jo 3.15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.



· É uma questão de entender – At 8.31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.



· É uma questão de concordar – I Co 2.14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.



2. CONTRA FATOS NÃO HÁ ALTERNATIVAS



· É preciso uma mudança de atitude – Tg 4.8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.



· É preciso uma mudança de direção – Sl 25.4 Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas.



· É preciso uma mudança de intuição – Is 55.7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.



3. CONTRA FATOS NÃO HÁ JUSTIFICATIVAS



· Sem Cristo nunca haverá explicação – Hb 9.27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,



· Sem Cristo nunca haverá restituição – Lc 15.24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.



· Sem Cristo nunca haverá reabilitação – Tt 3.5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,



QUER SER UM ESCOLHIDO DE DEUS?



Texto Bíblico: At 6.3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.



1. A ESCOLHA EXIGE TER REPUTAÇÃO



•É preciso ter caráter – Ef 6.14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

•É preciso ser idôneo – 2 Tm 2.2 E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.

•É preciso ser sóbrio – 2 Tm 4.5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

2. A ESCOLHA EXIGE SER ESPIRITUAL



•Ter visão do reino – Mt 4.8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

•Ter visão da obra – Tg 2.18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

•Ter visão de cima – Cl 3.2 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

3. A ESCOLHA EXIGE TER PREPARAÇÃO



•Com habilidade para ajuntar – Lc 11.23 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

•Com habilidade para ensinar – 2 Tm 2.24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;

•Com habilidade para cuidar – 2 Co 10.2 Rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne.



QUER VITÓRIA? APRENDA A CONFIAR NO SENHOR



Texto Bíblico: Mt 16.18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;



1. NINGUÉM PODE ALTERAR O QUE JESUS DECRETA



· Porque a sua palavra é verdadeira – I Rs 17.24 Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade



· Porque a sua palavra é inalterável – Ml 3.6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.



· Porque a sua palavra é cumpridora – Jr 1.12 E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.



2. NINGUÉM PODE ABALAR O QUE JESUS SUSTENTA



· Nada pode nos derrubar – Sl 91.11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.



· Nada pode nos arruinar – Sl 57.6 Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela.



· Nada pode nos destruir – Is 59.19b vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira.



3. NINGUÉM PODE VENCER O QUE JESUS DEFENDE



· Com ele nós saltamos muralhas – Sl 18.29 Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha.



· Com ele nós vencemos inimigos – Dt 28.7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.



· Com ele nós ganhamos batalhas – 2 Cr 20.17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.



SAIBA MOTIVAR OS TEUS SONHOS



Texto Bíblico: II Reis 6.5 E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.



1. A MOTIVAÇÃO EVITA CONFORMISMOS



•Lute para conquistar promessas – Nm 13.30 Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela

•Lute para alcançar objetivos – 2 Tm 2.4 Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

•Lute para realizar desejos – Sl 38.9 SENHOR, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto.

2. A MOTIVAÇÃO BUSCA PROVIDENCIAS



•Não pare diante dos obstáculos – Ed 8.21 Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens

•Não pare diante das provações – I Co 10.13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

•Não pare diante das oposições – Ne 6.3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?

3. A MOTIVAÇÃO SUPRE NECESSIDADES



•A restituição acontecera – Fp 4.19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

•A satisfação acontecera – Sl 37.4 Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.

•A premiação acontecera – I Co 9.24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.



SAIBA ESPERAR GRANDES COISAS DE DEUS



Texto Bíblico: II Reis 4.26 Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem.



1. DEUS TEM A SOLUÇÃO



•Quando o inesperado acontece – Pv 3.25a Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier, 26a Porque o SENHOR será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.

•Quando a infortúnio acontece – Pv 24.10 Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.

•Quando a frustração acontece – Sl 111.7 As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos.

2. DEUS TEM O CONTROLE



•Não desista do objetivo – Rm 8. 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

•Não desista de insistir – Jó 7.11 Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma.

•Não desista de confiar – Hb 10.36 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.

3. DEUS TEM O RESULTADO



•Saiba esperar o mover divino – Mt 7.7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

•Saiba aceitar o poder divino – Pv 20.24 Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?

•Saiba merecer o favor divino – Rm 2.6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:

OS VASOS DE DEUS NÃO TEM IDADE



Texto Bíblico: I Sm 3.10… Fala, porque o teu servo ouve.



1. TENHA DISPOSIÇÃO EM SERVIR



•Todos somos proveitosos – Pv 14.23 Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza.

•Todos somos importantes – Jz 6.12 Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.

•Todos somos necessários – Is 6.8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

2. TENHA DISPOSIÇÃO EM ZELAR



•Ele se agrada dos submissos – Tg 4.7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

•Ele se agrada dos esforçados – Js 1.9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

•Ele se agrada dos dedicados – Pv 20.11 Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta.

3. TENHA DISPOSIÇÃO EM OUVIR



•Podemos conhecer seus segredos – Sl 25.14 O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.

•Podemos conhecer seus mistérios – Jr 33.3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

•Podemos conhecer suas vontades – Sl 40.8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.



FATOS QUE MUDARAM A HISTÓRIA



Texto bíblico: Is 46.9,10 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam.



1. DEUS E SUA OBRA JULGADORA



•Destruiu uma geração corrompida – Gn 6.12 E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

•Espalhou uma geração prepotente – Gn 11.4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

•Escolheu uma geração exclusiva – Dt 14.2 Porque és povo santo ao SENHOR teu Deus; e o SENHOR te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.

2. DEUS E SUA OBRA REDENTORA



•Libertou um povo escravizado – Ex 2.23 E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.

•Rejeitou um povo murmurador – Nm 14.27 Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim.

•Assentou um povo conquistador – Js 1.3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

3. DEUS E SUA OBRA EXPIADORA



•Envolveu a sua martirização – Is 53.5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

•Envolveu a sua crucificação – Mc 15.15 Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado

•Envolveu a sua ressurreição – Mc 16.6 Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.



ALCANÇAR DE DEUS É UMA QUESTÃO DE FÉ



Texto Bíblico: Hb 4.16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.



1. ELE NOS OFERECE O ACESSO AO TRONO



•Entrar requer decisão – Jr 29.13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

•Entrar requer confiança – I Jo 5.14 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.

•Entrar requer ousadia – Ef 3.2 No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele

2. ELE NOS OFERECE O AUXILIO NO TRONO



•É onde alcançamos benefícios – Sl 68.19 Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação

•É onde alcançamos sustento – Is 41.10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

•É onde alcançamos favores – Pv 8.35 Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR.

3. ELE NOS OFERECE O AMPARO DO TRONO



•Nos momentos de necessidades – Fp 4.19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

•Nos momentos de sofrimentos – I PE 2.19 Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.

•Nos momentos de desamparos – Sl 102.17 Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração.



SAIBA RESPEITAR QUEM CUIDA DA TUA ALMA



Texto Bíblico: Hb 13.17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.



1. É UMA QUESTÃO DE SUBORDINAÇÃO



•Ter temor resulta em benefícios – At 2.43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

•Ser cônscio resulta em benefícios – I Pe 5.5 Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

•Ser sábio resulta em benefícios – Pv 13.20 O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.

2. É UMA QUESTÃO DE SUBSERVIENCIA



•A ordem é ter respeito aos ungidos – Sl 105.15 Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.

•A ordem é dar ouvidos aos ungidos – 2 Tm 4.3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

•A ordem é dar atenção aos ungidos – Pv 1.23 Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.

3. É UMA QUESTÃO DE COMPREENSÃO



•É Deus que constitui mensageiros – Ml 2.7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.

•É Deus que constitui autoridades – 2 Pe 2.10 Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades

•É Deus que constitui mandatários – Ez 33.7 A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.



NÃO COXEIE ENTRE DOIS PENSAMENTOS



Texto Bíblico: Mt 7.13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;



1. HÁ DOIS CAMINHOS E UMA DECISÃO



•Ele mostra a condição – Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;Dt 11.26

•Ele mostra a situação – Mc 16.16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

•Ele mostra o racional – Ap 3.20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo

2. HÁ DOIS CAMINHOS E UMA ESCOLHA



•Envolve destinos eternos – Rm 8.6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

•Envolve perdição eterna – Mt 25.46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

•Envolve salvação eterna – Jo 10.28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.

3. HÁ DOIS CAMINHOS E UMA VERDADE



•Rejeitá-la é morte eterna – Jo 3.36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

•Rejeitá-la é aflição eterna – Mt 25.46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

•Rejeitá-la é castigo eterno – Ap 21.8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.



JESUS VEIO DESFAZER AS OBRAS DO DIABO



Texto bíblico: Mc 5.7b Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo?



1. O INIMIGO BUSCA OS IGNORANTES



•Não desconheça os seus ardis – 2 Co 2.11 Porque não ignoramos os seus ardis.

•Não desconheça os seus meios – 2 Co 11.14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

•Não desconheça os suas ações – Jo 10.10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância

2. O INIMIGO BUSCA OS IMPRUDENTES



•Sem resistência ele se fortalece – Tg 4.7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

•Sem vigilância ele se aproxima – I Pe 5.8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

•Sem precaução ele se aproveita – Lc 22.31 Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;

3. O INIMIGO BUSCA OS DESCUIDADOS



•Precisamos estar preparados – Ef 6.16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

•Precisamos estar revestidos – Ef 6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo

•Precisamos estar alicerçados – Lc 6.48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.



SAIBA ALCANÇAR AS PROMESSAS DIVINAS



Texto bíblico: Jr 33.3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.



1. ELE PROCURA A NOSSA DEPENDENCIA



•Chegue com confiança no Senhor – Hb 4.16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

•Chegue com esperança no Senhor – Lm 3.26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR

•Cheque com propósito no Senhor – Ec 3.1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

2. ELE CONHECE A NOSSA NECESSIDADE



•Tem a solução que procuramos – Jr 29.13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

•Tem o consolo que precisamos – Sl 119.50 Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.

•Tem a provisão que desejamos – Fp 4.19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

3. ELE ELUCIDA A NOSSA OBSCURIDADE



•Quando estamos apreensivos – I Pe 5.7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

•Quando estamos angustiados – Sl 31.7 Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias.

•Quando estamos desiludidos – Jó 14.7 Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.



TRES ATITUDES PARA UMA NOVA VIDA



Jo 3.7b…Necessário vos é nascer de novo



1. DEIXAR A CEGUEIRA DA IGNORANCIA



•Procure se esclarecer desta realidade – Jo 3.3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

•Procure se esclarecer desta obrigação – Mc 16.16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

•Procure se esclarecer desta resolução – Rm 10.9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

2. DEIXAR A CEGUEIRA DA OBSTINAÇÃO



•Sem a conversão a alma esta encarcerada – 2 Tm 2.26 E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.

•Sem a conversão a alma esta escravizada – Jo 8.36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

•Sem a conversão a alma esta desorientada – Mt 9.36 E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

3. DEIXAR A CEGUEIRA DA RESISTENCIA



•Compreenda a necessidade da tua alma – Mt 11.28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei

•Compreenda a inquietação da tua alma – I Co 2.14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

•Compreenda a insatisfação da tua alma – Jo 4.15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.

DÁ ÓTICA DIVINA NINGUÉM ESCAPA

Texto Bíblico: Gn 3.10…ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me

1. TEMOS QUE ENXERGAR OS NOSSOS FRACASSOS
•Saber admitir os nossos erros – Lc 15.18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

•Saber admitir as nossas falhas – Lc 19.8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado

•Saber admitir as nossas faltas – Sl 25.18 Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados

2. TEMOS QUE ENFRENTAR OS NOSSOS FRACASSOS

•Tentar justificar não vai adiantar – Tg 1.13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

•Tentar encobrir não vai resolver – Hb 4.13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

•Tentar esquecer não vai amenizar – Sl 51.3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

3. TEMOS QUE CONFESSAR OS NOSSOS FRACASSOS

•Encare de frente e não tente escapar – Sl 139.7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?

•Encare de frente e não tente ocultar – Jr 16.17 Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se escondem da minha face, nem a sua maldade se encobre aos meus olhos.

•Encare de frente e não tente ignorar – I Pe 1.14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;

JESUS, O PÃO DA VIDA
Texto Bíblico: Lc 22.19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

1. ELE É A SUSTENTAÇÃO DA VIDA ESPIRITUAL

•É preciso reconhecer a nossa necessidade – Sl 66.9 Ao que sustenta com vida a nossa alma, e não consente que sejam abalados os nossos pés

•É preciso reconhecer a nossa dependência – Jr 10.23 Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos

•É preciso reconhecer a nossa inferioridade – Jo 15.5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer

2. ELE É A ALIMENTAÇÃO DA VIDA ESPIRITUAL



•Devemos nos apropriar da sua essência – 2 Co 2.15 Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

•Devemos nos apropriar da sua virtude – At 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra

•Devemos nos apropriar da sua nutrição – Jo 6.58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.

3. ELE É O CRESCIMENTO DA VIDA ESPIRITUAL
Para sermos transformados na sua imagem – Cl 3.10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

•Para sermos participantes da sua natureza – 2 Pe 1.4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

•Para sermos revestidos da sua santidade – Ef 4.24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade